PALESTRANTES

PALESTRANTES E MODERADORES

Adelinda Candeias – UÉ/CHRC/Évora/Pt

Doutorada em Psicologia.Professora no Departamento de Psicologia da Universidade de Évora – Portugal. Coordenação do Curso de Doutoramento em Psicologia. Integra equipa de investigação financiada pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e pelo programa europeu Sócrates-Comenius e Leonardo. Em 2005 recebeu o primeiro prémio do CEGOC com o Teste Cognitivo de Inteligência Social (PCIS). Interesses de investigação: Avaliação Psicológica e Educacional, Psicologia Cognitiva, Inteligência, Criatividade, Potencial Cognitivo, Inclusão. Aprendizagem ao longo da vida e competência. Autora e editora de publicações científicas em Psicologia e Educação sobre Inteligência, Criatividade e Inteligência Social, Avaliação e Intervenção Inclusivas.

Aline Maino Pergola Marconato – FHO/SP/Br

Docente da graduação em Enfermagem do Centro Universitário Hermínio Ometto (FHO) (2017-atual). Pós-Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Doutorado em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (2013). Mestrado em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (2009). Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Vice coordenadora da graduação em Enfermagem do Centro Universitário Hermínio Ometto (FHO). Membro dos grupos de pesquisa/CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem (FHO), Incubadora de Procedimentos de Enfermagem (UFRN) e da Rede Internacional de Pesquisa sobre Vulnerabilidade, Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do idoso: Brasil, Portugal e Espanha.

Anabela Pereira CoelhoUÉ/CHRC/Évora/Pt

Professora Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem de S. João de Deus, da Universidade de Évora. Doutoramento em Saúde Internacional, em 2010, pela Universidade Nova de Lisboa Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Doutoramento em SAÚDE INTERNACIONAL ESPECIALIDADE DE POLÍTICAS DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO, em 2014, pela Universidade Nova de Lisboa, Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Mestrado em Enfermagem Comunitária, em 2015, pelo Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Saúde, Mestrado em Saúde Pública, em 2004, pela Universidade Nova de Lisboa, Escola Nacional de Saúde Pública, Licenciatura em Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos, em 2008, pelo Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Ciências Empresariais e Licenciatura em Enfermagem, em 2001, pelo(a) Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Investigadora no CHRC (Évora) e na Universidade Nova de Lisboa, Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Publicou artigos em revistas especializadas na cionais e internacionais e capítulos de livros.  Recebeu 4 prémio(s) e/ou homenagens. Atua na(s) área(s) de Ciências Médicas e da Saúde com ênfase em Ciências da Saúde, em Serviços e Políticas de Saúde, em Saúde Pública e Saúde Ambiental e Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão. 

Ana Railka de Souza Oliveira Kumakura – Universite Paris Cite

Enfermeira. Graduação (2008), Mestrado (2011) e Doutorado (2013) em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Pós-doutorado (2014) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Mestre em Sciences de léducation et de la formation (Option Didactique Enseignements Formation de Formateurs – DEFF), de l Université de Lille, França. Pesquisador de la Chaire en Recherche Sciences Infirmières, du Laboratoire Educations et promotion de la santé e Coordenadora pedagogica do Master 2 Recherche et Innovation en soin de lUniversité de Sorbonne Paris Nord. É professora permanente e orientadora de Mestrado e de Doutorado credenciada no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Pesquisadora Colaboradora da Faculdade de Enefrmagem da Unicamp. Revisora ad hoc de periódicos nacionais e internacionais. Desenvolve projetos relacionados à Simulação Clínica e Tecnologias e estratégias Educativas, Assistência de enfermagem na reabilitação (especialmente aos pacientes com doenças neurológicas) e Taxonomias de Enfermagem/Processo de Enfermagem.

Ana Tânia Lopes Sampaio – UFRN/RN/Br

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte  (UFRN) (1983), especialização em saúde pública pela ENSP Fiocruz (1988), especialização em Educação em Saúde pela Universidade de Ribeirão Preto (1989), especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais da Saúde pela ENSP Fiocruz (2006), Especialização em Acupuntura pela Associação Brasileira de Acupuntura – ABA (2014); mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e Doutorado em Educação na linha de pesquisa Corporeidade e Educação da UFRN (2009). Professora adjunta do departamento de Saúde Coletiva na UFRN, dos Programas de Pós Graduação Profissional em Saúde da Família, Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade nos Serviços de Saúde, Mestrado em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, docente e coordenadora dos Módulos de Políticas de Saúde e Práticas Integrativas na Residência Multiprofissional em Saúde; Fundadora do Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde- LAPICS/UFRN. Líder do grupo de pesquisa CNPq “Corporeidade, Transdisciplinaridade e Integralidade – ECOTRANS” e membro da Rede Internacional de Pesquisa sobre Vulnerabilidade, Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do idoso: Brasil, Portugal e Espanha. Autora do método CIPI – Cuidado Integrativo à Pessoa Idosa.

Antónia Chora – UE/Évora/Pt

Maria Antónia Fernandes Caeiro Chora, Doutora em Sociologia desde 2014 pela Universidade de Évora. Possui o Mestrado em Ecologia Humana desde 2004 – Universidade de Évora , Especialista na área de Enfermagem desde 2014, Especialista em Enfermagem Saúde Infantil e Pediatria – Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca- Coimbra em 1997. Professora Coordenadora do Departamento de Enfermagem / Universidade de Évora. Membro do Conselho Cientifico, Diretora de Departamento de 2019 a 2021. Foi elemento do Conselho consultivo e do Pedagógico. Principais áreas de interesse: Enfermagem Saúde Infantil e Pediatria, Sociologia da Saúde e Doença, Publicações : Artigos em periódicos com arbitragem científica; Artigos em ebook; Documentos em atas de conferência; Participa em júris de tese de Mestrado.

Carmelo Gómez Martínez – HCUVA/UCAM/Múrcia/Es

Enfermeiro Especialista em Geriatría da Unidade de Valoração Geriátrica do Hospital Clínico Universitario Virgen de Arrixaca, em Murcia-Es/ Professor da Universidade Católica de Murcia/Murcia/Es.
Docente da Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Católica San Antonio de Murcia (UCAM) (2008-atual), do Mestrado em Geriatría y Atención a la Dependencia da Cátedra de Gerontología da Universidade Católica San Antonio de Murcia (2013-atual) e do Mestrado em Enfermería Geriátrica da Sociedade Espanhola de Geriatria e Gerontologia (SEGG) (2015-atual). Professor titular em Assistência socio-sanitária em instituições de longa permanência para idosos (2016-2020) e de Humanização e cuidado com idosos (2020) da UCAM. Doutorado em Ciências Sociais e da Saúde pela UCAM (2016). Mestrado em Intervención en Duelo pelo Centro de Humanización de la Salud (Los Camilos) da Universidad Ramón Llul (2019). Mestrado em Bioética pela Universidade de Múrcia (2012), em Investigación de Ciencias Sociosanitarias pela UCAM (2010). Mestrado internacional em “Educación para la integración para personas con Discapacidad, en Riesgo Social y Ancianos” pela UCAM (Espanha), Universidade de Roma (Itália), Universidade de Paris 5 (França), Universidade de Uberlândia (Brasil) (2008). MBA em Planificación y Dirección de Residencias de la Tercera Edad pela Fundación Española de la Tercera Edad (2004). Mestrado em Creación y Desarrollo de la pequeña y mediana empresa pela Escola de Organização Industrial de Madrid em cooperação com a Escola de Negócios da Universidade de Múrcia (2003). Mestrado em Gerontología y Gestión de Instituciones Gerontológicas pela Escola de Negócios da Universidade de Múrcia (2001). Especialista em Enfermagem Geriátrica pelo Ministério da Educação (2014) e em Inserción Social especializada pela Universidade de Coruña (2004). Graduação em Antropologia Social e Cultural pela UCAM (2009). Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de Murcia (1999).

César Fonseca – UÉ/CHRC/Évora/Pt

Doutorado em Enfermagem pela Universidade de Lisboa, mestre em Comunicação em Saúde pela Universidade Aberta e pós-graduado em Enfermagem de Reabilitação pela Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa. Foi Coordenador do Centro de Investigação Clínica do Centro Hospitalar Lisboa Norte e Enfermeiro no mesmo Centro Hospitalar. Atualmente é Professor Coordenador da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus da Universidade de Évora e Investigador Integrado no Comprehensive Health Research Centre. Tem experiência clínica na área dos cuidados de enfermagem de reabilitação geral e especializada, e desenvolve as seguintes áreas temáticas: Prática Baseada em Evidências, Tomada de Decisão Clínica, Normas de Orientação Clínica, Instrumentos de Avaliação das Necessidades de Cuidados, Classificação Internacional de Funcionalidade, Controlo e Erradicação da Dor, Reflexão das Práticas Clínicas, Gestão Organizacional de equipamentos sociais para idosos e indicadores e políticas de saúde de cuidados continuados. Integra o Observatório Português dos Sistemas de Saúde, é responsável pela publicação nacional e internacional de vários artigos com fator de impacto, tem organizado vários encontros científicos nas áreas descritas, com impacto nacional e internacional. 

Christian Nelson Schlosser – Rio Branco/SP/Br

Ator pela Universidade Estadual de Campinas ( UNICAMP). Mestrando em Simulação Realística pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Ator simulado na Faculdade de Medicina da Universidade Paulista (UNIP).

Cirlene Francisca Sales da Silva – UNICAP/PE/Br

Docente permanente e vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica, nos níveis de Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2019). Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2014). Especialização em Gerontologia Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Especialização em Intervenções Clínicas na Abordagem Psicanalítica pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA (2011). Graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA (2010). Coordenadora da UNICAP PRATA 50+: Universidade não tem idade. Coordenadora do Serviço de Atenção ao Idoso – SAI. Coordenadora da Liga de Gerontologia Psi UNICAP. Coordenadora da Especialização em Gerontologia.

Dalyanna Mildred de Oliveira Viana Pereira – UFRN/RN/Br

Mestre em Ciências da Saúde. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e graduação em Enfermagem pela mesma instituição (2016), atuando principalmente nos seguintes temas: educação em saúde, enfermagem, prática pedagógica, cuidados a pacientes portadores de lesões venosas de difícil cicatrização, saúde da pessoa idosa e associação de fatores de risco. Pós Graduação em Gestão e Organização escolar. Pós graduação em dermatologia em Enfermagem

Danielle Satie Kassada – UNICAMP/SP/Br

Bacharel em Enfermagem (2010) e Mestra em Enfermagem (2012) pela Universidade Estadual de Maringá – Paraná. Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na EERP- USP (2017). Pós-graduada em Mediação de Processos Educacionais na Modalidade Digital pela São Leopoldo Mandic e CONASEMS (2022). Pós-graduada em Gestão de Serviços de Saúde pela UNICAMP (2017). Atua como Professora Doutora na Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp na área de Saúde Coletiva. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Práticas de Enfermagem e Saúde (GEPEPES) e do Consortium of Universities for Global Health.

Dulce Cruz – UÉ/CHRC/Évora/Pt

Concluiu o Programa de Doutoramento em Ciências da Saúde em 2020/04/22 pela Universidade de Coimbra – Faculdade de Medicina, Mestrado em Sociologia na área de especialização de Família e População em 2006 pela Universidade de Évora, Curso de Estudos Superiores Especializados em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica em 2000 pela Escola Superior de Enfermagem de S. Vicente de Paulo de Lisboa e Bacharelato em Enfermagem em 1993 pela Escola Superior de Enfermagem de Santarém . É Professor Adjunto na Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus da Universidade de Évora. Recebeu 5 prémios e/ou homenagens. Actua nas áreas de Ciências da Saúde, Enfermagem e Ciências Sociais com ênfase em Sociologia. Nas suas actividades profissionais interagiu com 19 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: pain; epidemiology; neonate; pain management, health literacy.

Eloína Valero Merlos – UCAM/Es

Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Católica de Múrcia (UCAM) e do Programa de Pós-Graduação “Geriatría y Gerontología: Atención Integral a la Dependencia”. Doutorado em Neuroreabilitação. Mestrado em Investigación Sociosanitária. Graduação em Antropologia Social e Cultural. Graduação em Terapia Ocupacional. Membro do grupo de pesquisa “Pensamiento y Lenguajes Enfermeros en Contexto Social”.

Felipe León Morillas – Investigador da UCAM/España

Docente do Departamento de Fisioterapia da Universidade de Córdoba (UCO). Investigador em fisioterapia na Universidade Católica San Antonio de Murcia (UCAM). Mestrado em Formación del Profesorado de Educación Secundaria Obligatoria y Bachillerato, Formación Profesional y Enseñanzas de Idiomas pela UCAM (2021). Mestrado em Osteopatía y Terapia Manual pela UCAM (2012). Graduação em Fisioterapia pela UCAM. Especialização em Dirección y Gestión de Residencias de Mayores pela EuroInnova Formación (2016).

Gilson de Vasconcelos Torres – UFRN/RN/Br

Professor Titular do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-doutorado em Enfermagem pela Universidade de Évora (2011). Doutorado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (2000). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1997). Especialização em Educação de Profissionais de Saúde pela Universidade Federal do Ceará (2016). Especialização em Enfermagem Dermatológica pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (2012). Especialização em Saúde Pública pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (1993). Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992). Pesquisador do CNPq (bolsa PQ1D), Coordenador da Rede Internacional de Pesquisa sobre Vulnerabilidade, Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do idoso: Brasil, Portugal e Espanha.

Isaura Serra – UÉ/Évora/Pt

Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária, vertente Saúde do Idoso; Mestre em Intervenção Sócio Organizacional na Saúde, com área de especialização em Políticas de Gestão e Administração de Serviços de Saúde; detentora do título de Especialista na área de Enfermagem, para a docência e aceite como Especialista de Mérito Reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Enfermagem de S. João de Deus da Universidade de Évora. É professora adjunta na Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus da Universidade de Évora (ESESJD/UÉ) desde 2012. Actualmente desempenha também os cargos Directora do Curso de Pós Graduação em Intervenção Avançada em Feridas, membro do Conselho Geral da Universidade de Évora; membro do Conselho Técnico-Científico da ESESJD/UÉ e Vice presidente da Assembleia de Escola. Áreas de investigação preferenciais: Enfermagem Comunitária e de Saúde Publica, Família; Enfermagem de Família; Cuidadores Informais; Cuidados Continuados Integrados; Cuidados Paliativos; Demência; Abordagem à Pessoa com Ferida Complexa.

Juliany Lino Gomes Silva – Unicamp/Br

Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (2008). Doutora (2018) e Mestre (2015) pela Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Estomaterapia pela Universidade Estadual de Campinas (2013), TiSobest (2020) e Assessora do Departamento de Desenvolvimento Profissional da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST). É Professora Doutora da Área de Fundamentos em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP. Desenvolve projetos na área de Tecnologias e Estratégias de Ensino, Simulação Clínica no Ensino e Estomaterapia.

Kellen Rosa Coelho – UFSJ/MG/Br

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) (Divinópolis – Minas Gerais), com atuação no curso de graduação em Enfermagem pelo GAD Saúde do Adulto e do Idoso, no Programa de Residência em Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família e no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente. Editora científica da Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro – RECOM. Membro da Rede internacional de pesquisa sobre vulnerabilidade, saúde, segurança e qualidade de vida do idoso: Brasil, Portugal, Espanha e Chile sobre coordenação do professor Gilson de Vasconcelos Torres. Aprovado no Edital 01/2020 – Redes de Pesquisa/UFRN, em julho/2020. Também atua no grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisa na Saúde do Adulto e do Idosos (NEP-SAI / UFSJ).

Lara Guedes de Pinho – UÉ/CHRC/Évora/Pt)

Professora Coordenadora no Departamento de Enfermagem da Universidade de Évora. É Diretora do Departamento de Enfermagem e membro do Senado Académico da Universidade de Évora. É Investigadora Integrada no Comprehensive Health Research Centre (CHRC). É doutorada em Enfermagem e Saúde, desde 2021 (Universitat Rovira i Virgilli), doutorada em Psicologia desde 2018 e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, desde 2013 (ambas na Universidade de Aveiro). É Enfermeira de Saúde Mental. Publicou 54 artigos em revistas científicas. É coautora de 24 capítulos de livros. Organizou 7 eventos científicos e fez parte da comissão científica de 11 eventos científicos. Recebeu 8 prémios e/ou distinções. Orientou 10 teses de mestrado. Atua nas áreas de Enfermagem e Ciências da Saúde e em Ciências Sociais, com ênfase em Enfermagem em Saúde Mental e Envelhecimento. Nas suas atividades profissionais interagiu com 283 colaboradores em coautoria de artigos científicos.

Laurência Gemito – UÉ/CHRC/Évora/Pt

Professora Coordenadora na Universidade de Évora – Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Publicou artigos em revistas especializadas e trabalhos em atas de eventos, escreveu livros e capítulos de livros. Integra órgãos da UÉESESJD; nomeadamente Presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus, Membro da Assembleia de Departamento, do Conselho Pedagógico, da Assembleia de Escola e do Senado da UÉ. Apresentou diversas comunicações e pósteres em eventos nacionais e internacionais. Integra júris para discussão de provas de Mestrado, como orientadora, arguente ou presidente. Orienta estudantes de Doutoramento. Membro integrado do Comprehensive Health Research Centre (CHRC), avaliado com excelente. Integra a Rede Internacional de pesquisa sobre vulnerabilidade, saúde, segurança e qualidade de vida do idoso: Brasil, Portugal, Espanha e França. Áreas de interesse: Cuidados de Saúde Primários; Saúde Comunitária; Família; Cuidadores Informais; Idosos e Violência.

Manuel José Lopes – UÉ/CHRC/Évora/Pt

“Professor Coordenador Principal na Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus; Doutoramento em Ciências de Enfermagem pela Universidade do Porto, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar; Mestrado em Ciências de Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa; e Certificado de Pós-Graduação em Direção Estratégica de Universidades, em 2008, pela Universitat Politècnica de Catalunya. Membro do Conselho Coordenador do Comprehensive Health Research Center. Diretor da Escola Superior de Enfermagem de S. João de Deus da Universidade de Évora. Presidente da Revista RIASE e Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia. Coordenador da Reforma do SNS para a Área de Cuidados Continuados Integrados (2016-2018). Membro do Conselho de Gestão da Universidade de Évora, Pró-Reitor da Universidade de Évora (2006-2009), Coordenador do Observatório Português dos Sistemas de Saúde (2009-2015). Publicou artigos em revistas científicas nacionais e internacionais e publicou diversos livros e capítulos de livros. Orientou teses de doutoramento e dissertações de mestrado. Distinguido com a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde Grau Ouro. Membro do Conselho Geral da Fundação para a Saúde

Maria da Luz Barros – UÉ/CHRC/Évora/Pt

Professora Adjunta na Escola Superior de Enfermagem S: João de Deus -Universidade de Évora- Portugal. Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. Mestre em Psicologia da Gravidez e da Parentalidade. Doutora em Psicologia. Foi membro da Comissão de Curso de Enfermagem. Diretora da Comissão de Curso do Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. Membro da Mesa do Departamento de Enfermagem. Conselheira em Aleitamento Materno. Investigadora do Comprehensive Health Research Center. Perita nacional para o estudo Mapping and assessment of developments for one of the sectorial professions under Directive 2005/36/EC – Midwife’ (GROW/2023/OP/0024) for the European Commission (DG GROW).  

Maria Del Carmen García Sánchez – UCAM/Murcia/Es

Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Católica de Múrcia (UCAM) (1998-atual). Doutorado em Ciencias Sociales y de la Salud pela Universidade Católica San Antonio de Murcia (2018). Doutorado em Construcción social del cuerpo: Políticas, imágenes e identidades corporales en las sociedades contemporâneas pela UCAM (2008). Mestrado em Gerontología Social Aplicada pela Universidade Autônoma de Barcelona (2001). Especialização em Enfermaria Geriatríca pelo Ministério da Educação. Graduação em Antropologia Social e Cultural pela UCAM (2002). Graduação em Enfermagem pela Universidade de Múrcia (1995). Membro da Sociedade Espanhola de Geriatria e Gerontologia (SEGG).

Maria Manuela Frederico Ferreira – Esenfec/Coimbra/Pt

Doutoramento em Ciências Empresariais, área de Organização e Políticas Empresariais, Mestrado em Gestão e Economia da Saúde, Curso de Enfermagem Geral pela Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca. Professora Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coordenadora do Conselho para a Qualidade e Avaliação na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Presidente da Comissão Setorial de Educação e Formação (CS11) no Instituto Português da Qualidade e Vice-Presidente na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Publicou artigos em revistas especializadas, livros e capítulos de livros. Orientou teses de doutoramento e  dissertações de mestrado.  Recebeu 6 prémios e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Investigador em projetos, tanto como Investigador responsável, como investigador. Atua nas áreas de Ciências Médicas e da Saúde com ênfase em Ciências da Saúde e Ciências Sociais, Economia e Gestão, Organização e Gestão de Empresas. 

Maria Otília Zangão – UÉ/CHRC/Évora/Pt

Doutoramento em Enfermagem. Mestrado em Ecologia Humana. Pós-Graduação em Administração de Unidades de Saúde. Pós-Graduação em Psicologia da Gravidez e da Maternidade. Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. Professor Coordenador na Universidade de Évora/Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus.
Investigadora no Comprehensive Health Research Centre (CHRC)

Mayara Priscilla Dantas Araújo – PPGCSA/UFRN/RN/Br

Graduada em Nutrição pela Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN), especialização em Nutrição Aplicada à Terceira Idade pela Universidade Estácio de Sá (2019), mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPgSCol/UFRN), graduanda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e doutoranda em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCSA/UFRN). Membro colaboradora do grupo de Estudos em Envelhecimento Humano – Longeviver e da Rede Internacional de Pesquisa sobre Vulnerabilidade, Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do Idoso: Brasil, Portugal e Espanha.

Thaiza Teixeira Xavier Nobre – UFRN/RN/Br

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde UFRN (Grande área da CAPES que tem as subáreas Saúde Coletiva e Saúde Pública) Especialista em Ativação do processo de mudança no ensino superior. Especialista em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde. Professora Associada III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenadora do PPG QUALISAÚDE: Qualidade em serviços de saúde e segurança do paciente. Docente do PPG em Saúde Coletiva Líder do grupo de pesquisa: Grupo Interdisciplinar de Estudos em Ciência, Saúde e Sociedade. Membro do Grupo de Pesquisa Melhoria da Qualidade em Serviços de Saúde Coordenadora do CEP FACISA UFRN

Thalyta Cristina Mansano Schlosser – Unicamp/SP/Br

Professora de Enfermagem na Universidade Estadual de Campinas (FEnf-UNICAMP) na área de Médico-Cirúrgica, especialista em oncologia, certificação em cuidados paliativos pelo Instituto Térzius. Presidente da Comissão Interna do Grupo Gestor Universidade Sustentável (FEnf-UNICAMP). Professora colaboradora no Programa de Pós Graduação na Gerontologia da FCM/UNICAMP e de Enfermagem da Universidade Federal de São Joao del-Rei (UFSJ). Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP 2008) , mestrado em Enfermagem (UNICAMP 2011) e doutorado em Enfermagem (UNICAMP 2011-2015). Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do Grupo de Pesquisa Oncologia ao longo do ciclo vital e da Rede internacional de pesquisa sobre vulnerabilidade, saúde, segurança e qualidade de vida do idoso: Brasil, Portugal, França e Espanha.

Sheila Cristina Rocha Brischiliari – UNIOESTE, Foz do Iguaçu/PR/Br

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá, conceito 5 pelo CAPES. Especialista em Enfermagem Obstétrica, Especialista em Enfermagem do Trabalho, Saúde Coletiva e Especialização em Neurociências e Performance Humana (em andamento). Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Oeste do Paraná campus Foz do Iguaçu e líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Saúde da Mulher, Adolescente e da Criança – NESMAC.